Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

20 crianças

Prefeitura de Ivaiporã e Atafi estimulam jovens a praticar Arco e Flecha no Centro da Juventude

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Última Modificação: 22/04/2024 10:47:06 | Visualizada 57 vezes

O objetivo é acertar o alvo com precisão, buscando o maior número de pontos possível.


Ouvir matéria

O Arco e Flecha é um esporte que envolve o uso de um arco para lançar flechas em direção a um alvo. É uma atividade que combina habilidade física, concentração mental e técnica. A modalidade é praticada por 20 crianças e adolescentes no Centro da Juventude, mantido pela Prefeitura de Ivaiporã por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O objetivo é acertar o alvo com precisão, buscando o maior número de pontos possível. O esporte pode ser praticado tanto ao ar livre quanto em ambientes fechados. É apreciado por iniciantes e atletas profissionais, considerado tanto uma forma de competição esportiva quanto um hobby relaxante e desafiador.

João Pedro Pereira, coordenador do Centro da Juventude, explicou que as aulas são oferecidas às sextas-feiras em parceria com a Atafi (Associação de Tiro com Arco e Flecha de Ivaiporã). “A prática do Arco e Flecha oferece uma variedade de benefícios físicos, mentais e sociais para crianças e adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento integral e bem-estar”, afirmou o coordenador.

 

Modalidade completa

O tesoureiro da Atafi, Dirlei Matos, afirmou que o Arco e Flecha ajudam crianças, adolescentes e adultos com problemas de respiração e concentração, além de contribuir para a disciplina. “É uma modalidade esportiva bastante completa, porque auxilia no desenvolvimento físico, concentração, foco, disciplina, socialização e na saúde mental, além de ensinar a lidar com a frustração e a perseverança diante das dificuldades”, exemplificou.

Conforme o presidente da Atafi, Jorge Graeff (Alemão), a prática do Arco e Flecha como esporte pode ser uma oportunidade de tirar muitas crianças das ruas e mantê-las distantes do mundo das drogas.

Emanuele Prestes, frequentadora do Centro da Juventude, demonstrou habilidade com o Arco e Flecha. “Acho muito bacana, porque é um esporte diferente. Por isso, espero participar de grandes campeonatos”, afirmou a pequena atleta.

O incentivo à prática do Arco e Flecha cumpre os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 3 - Saúde e Bem-Estar, ODS 4 - Educação de Qualidade, ODS 10 - Redução das Desigualdades, ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação. 

Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa

 Galeria de Fotos

 Veja Também