Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Alimentação saudável

Cozinha Comunitária Escola do Centro da Juventude de Ivaiporã promove alimentação saudável e formação

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Última Modificação: 10/05/2024 17:59:02 | Visualizada 222 vezes

As Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação mantêm parcerias com o Sesc e Senac para oferta de cursos profissionalizantes


Ouvir matéria

 

Diante dos crescentes índices de obesidade e doenças crônicas na população, especialmente entre crianças e adultos, a necessidade de ações voltadas para a promoção da saúde e da alimentação saudável torna-se cada vez mais premente. Em resposta a esse desafio, um projeto inovador surge em Ivaiporã, com o objetivo de fomentar hábitos alimentares saudáveis e promover a autonomia nutricional: a Cozinha Comunitária Escola, implantada no Centro da Juventude de Ivaiporã.

Esta iniciativa, mantida pela Prefeitura em colaboração com as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação, baseia-se no reconhecimento do Direito Humano à Alimentação Adequada e na garantia da Segurança Alimentar e Nutricional, conforme ressaltado pelo Ministério do Desenvolvimento Social em 2019. O propósito é fornecer refeições saudáveis e realizar atividades práticas de Educação Alimentar e Nutricional, direcionadas a diversos segmentos.

 

Beneficiários

Entre os beneficiários diretos da Cozinha Comunitária Escola destacam-se crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que frequentam o Centro da Juventude, Casa de Vivência e o Projeto Renascer, bem como os familiares, que têm acesso a cursos e oficinas de Educação Alimentar e Nutricional. Além disso, o projeto atende pessoas em situação de rua, idosos participantes do grupo da Melhor Idade, usuários das Unidades Básicas de Saúde, crianças da rede municipal de Educação e cozinheiras envolvidas em projetos sociais e na rede municipal de Educação.

A equipe técnica da Cozinha Comunitária Escola é composta por profissionais especializados, incluindo a nutricionista Patrícia de Jesus Souza, cozinheiros e auxiliares. São realizados treinamentos de boas práticas de manipulação de alimentos e técnicas culinárias para as cozinheiras dos projetos sociais do município, bem como oficinas e treinamentos para alunos e cozinheiras da Secretaria de Educação.

 

Parcerias e Cursos Profissionalizantes

As Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação mantêm parcerias com o Sesc e Senac para oferta de cursos profissionalizantes na área da produção de refeições e boas práticas de manipulação de alimentos, visando gerar renda e melhorar as oportunidades de trabalho para grupos em situação de vulnerabilidade social. A partir de maio, estão previstos cursos profissionalizantes em parceria com o Senac, incluindo doces para festas, salgados para festas e auxiliar de cozinha.

A implantação da Cozinha Comunitária Escola abriu portas para cursos e treinamentos que promovem a inclusão e o desenvolvimento pessoal, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Silvana Pessutti.

 

Oportunidade de Crescimento Pessoal

A Cozinha Comunitária Escola não é apenas um espaço para aprender receitas e sim uma oportunidade de crescimento pessoal. Aprender a cozinhar vai além de dominar técnicas culinárias. É adquirir conhecimento e usar a criatividade. Por isso, incentivamos os jovens e adultos a valorizar essa oportunidade para que possam se beneficiar profissionalmente, disse o secretário municipal de Educação, Adriano Diglio.

Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa

 Galeria de Fotos

 Veja Também