Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

18 de maio

Prefeitura de Ivaiporã se mobiliza contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Última Modificação: 17/05/2024 18:03:27 | Visualizada 230 vezes

No dia 21, às 13h00, haverá um encontro entre as mães do programa Criança Feliz e a psicóloga Gabrielly Cristini Ferreira no Projeto Renascer.


Ouvir matéria

Em uma ação conjunta, as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Cultura de Ivaiporã promoveram a peça teatral – O Jardim da Coragem. A apresentação foi realizada por crianças e adolescentes do Projeto Renascer, Centro da Juventude e Casa de Vivência, no Centro Cultural Olívia Hauptimann, nesta quarta-feira, 15 de maio.

A peça teatral fez parte da programação alusiva ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a ser celebrado no dia 18 de maio.

Na abertura do teatro, a secretária municipal de Assistência Social, Silvana Pessutti, agradeceu aos alunos pela apresentação da peça e à coordenadora do Centro Cultural Olívia Hauptimann, Evelin Ditikun, que não mediu esforços para criar o enredo. Silvana Pessutti destacou a importância da vigilância familiar. “As famílias precisam ficar atentas aos filhos. Se houver alguma denúncia, estamos de portas abertas para atender, ouvir e fazer o trabalho necessário que nos compete”, afirmou Silvana Pessutti.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Dionata Rodrigues, a peça teatral é um exemplo de como a cultura pode ser uma aliada na luta contra o Abuso e Exploração Sexual, sensibilizando os jovens e promovendo mudanças. “Continuaremos a apoiar e desenvolver programas que utilizem a cultura como meio de educação e transformação social”, declarou Dionata Rodrigues.

 

Linguagem clara

A procuradora da Procuradoria da Mulher, Gertrudes Bernardy, fez um apelo aos educadores. “Peço aos professores que usem uma linguagem clara com as crianças para falar sobre o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, sugeriu Gertrudes Bernardy.

Representando o prefeito Carlos Gil, o chefe de gabinete Alaércio Búfalo reforçou a importância da conscientização e a necessidade de denunciar atos de abuso e exploração sexual. “Não fiquem calados perante a família e a sociedade”, alertou Alaércio Búfalo.

Também participaram a secretária de municipal de Administração, Maria Cristina Marezze, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jair Burato, representantes do Núcleo Regional de Educação, Apae e do Colégio Objetivo.

 

Atividades educativas

O mês de maio está repleto de atividades educativas. Na semana passada, a psicóloga Thais Naiara de Oliveira e as assistentes sociais Vanessa Rosendo Gonçalves e Eduarda Dala Rosa ministraram palestras sobre temas vitais no Creas, Projeto Renascer, Centro da Juventude e na Casa de Vivência.

No dia 21, às 13h00, haverá um encontro entre as mães do programa Criança Feliz e a psicóloga Gabrielly Cristini Ferreira no Projeto Renascer.

Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa

 Veja Também