Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Sustentabilidade

Prefeitura de Ivaiporã planta 59 Ipês em 3 canteiros do Centro Novo 2 e 58 árvores em praças e avenidas

Quinta-feira, 23 de maio de 2024

Última Modificação: 23/05/2024 17:45:27 | Visualizada 178 vezes

O prefeito Carlos Gil disse que a gestão está transformando áreas importantes da cidade, criando espaços que promovem a mobilidade, acessibilidade e a qualidade de vida.


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ivaiporã – comprometida com a sustentabilidade e a preservação ambiental iniciou as obras de revitalização do Centro Novo 2, após poda e corte de árvores de espécies exóticas que representavam ameaças à biodiversidade – alfeneiro, espatódea, flamboyant, calistemo, fícus, cipreste, grevilha e abacate. As espécies estão em processo de substituição.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente plantou 8 ipês em frente ao Mercado Confiança, 26 em frente à Casa de Carne Godoy e 25 em frente ao Marinho. Também foram plantados 36 Brincos-de-Índio nos canteiros do Jardim Alto da Glória, 4 Jacarandá na Praça Ireno Custódio, 4 espécies Pata-de-Vaca e 4 Palmeiras Fênix nas 2 praças do Jardim Europa, e 10 Primavera na Avenida Ladislao Gil Fernandez.

“Substituir as árvores exóticas por espécies nativas é uma medida essencial para proteger a biodiversidade e promover um ambiente mais sustentável. Cada árvore plantada representa um compromisso com o futuro e com a qualidade de vida”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Denise Kusminski.  

 

Parceria estadual

O projeto Centro Novo é executado com emenda liberada pelo deputado estadual Ademar Traiano no valor de R$4.020.814,35. A Fase 2 será executada nos canteiros da Avenida Souza Naves, entre a Praça França e o Colégio Estadual Barão do Cerro Azul – e passará pela Praça Mário Moreira Bonfim, Casa Esperança, Praça Manuel Marques Pereira e Praça da Bíblia (Terminal Rodoviário), com a inclusão de ornamentos que retratam a história indígena.

O percurso totalizará 2,2 km incluindo ciclovias e calçadas acessíveis, plantio de árvores e grama, instalação de bancos, lixeiras ecológicas, luminárias de LED e pergolados. O objetivo é proporcionar mais mobilidade e acessibilidade. 

O prefeito Carlos Gil disse que a gestão está transformando áreas importantes da cidade, criando espaços que promovem a mobilidade, acessibilidade e a qualidade de vida. “As ciclovias, calçadas acessíveis e a infraestrutura verde com árvores e grama são elementos que demonstram o nosso compromisso com uma cidade mais sustentável e acolhedora”, garantiu o prefeito.

 

Tree Cities of The World

Entre 2021 e abril de 2024, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente doou à população 13.227 mudas e plantou 5.871 árvores em diversos espaços públicos. Todas as espécies plantadas são contabilizadas e registradas, o que proporcionou à Prefeitura de Ivaiporã o reconhecimento da Arbor Day Foundation e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) como Tree Cities of The World (Cidade Árvore do Mundo) em 2022 e 2023.

No Brasil, apenas 34 cidades são reconhecidas pela Arbor Day Foundation e pela FAO/ONU como Cidades Árvore do Mundo. Para obter o reconhecimento as cidades devem comprovar que cumprem os 5 critérios do programa Tree Cities of The World: Establish Responsibility (responsabilidade), Set the Rules (regras), Know What You Have (inventário e diagnóstico), Allocate the Resources (orçamento) and Celebrate Achievements (celebração do Dia da Árvore).

Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa

 Galeria de Fotos

 Veja Também