Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

5 de junho

Prefeitura de Ivaiporã celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com foco nos mananciais

Quarta-feira, 05 de junho de 2024

Última Modificação: 05/06/2024 18:41:49 | Visualizada 219 vezes

O prefeito Carlos Gil enfatizou a relevância do meio ambiente para a sobrevivência da população.


Ouvir matéria

Nesta quarta-feira, 5 de junho, a Prefeitura de Ivaiporã, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente com foco na conservação dos mananciais. A comemoração foi realizada no Centro da Melhor Idade e contou com a participação de autoridades e especialistas da área.

Durante a cerimônia, a geóloga e gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Amélia Assis Mendes; e a gerente de Gestão de Bacias Hidrográficas e chefe da Divisão de Proteção de Mananciais, Danielle Teixeira Tortato, ministraram palestras sobre Segurança da Água e Conservação Ambiental com foco na proteção dos recursos hídricos para a sustentabilidade, seja no município ou no Estado.

O prefeito Carlos Gil enfatizou a relevância do meio ambiente para a sobrevivência da população. Durante o discurso, Carlos Gil relembrou a tragédia recente no Rio Grande do Sul, que mobilizou solidariedade no país, e mencionou a doação de brinquedos feita por alunos de Ivaiporã a uma escola em Triunfo no Rio Grande do Sul. “O nosso município enviou caminhões com mantimentos, evidenciando o impacto das mudanças climáticas. O ser humano não cuidou do meio ambiente adequadamente e passou a enfrentar as consequências, que se traduzem em vidas e patrimônios perdidos”, afirmou.

Carlos Gil também citou os esforços da gestão na preservação da água limpa, mencionando o projeto de conservação das nascentes iniciado em 2015. “Quando iniciamos o programa Cultivando Água Limpa, o Rio Pindaúva passou de 4 milhões para mais de 6 milhões de litros de água. Este tem baixo custo. No entanto, os resultados são impressionantes, melhorando a qualidade da água e reduzindo a necessidade de produtos químicos para tratamento”, explicou o prefeito.

 

Iniciativas ambientais

Em seguida, Denise Kusminski também ressaltou as iniciativas ambientais realizadas pela gestão. “Lançamos o projeto Fragmentos da Mata Atlântica com foco social e ambiental. Revitalizamos 250 nascentes e estamos buscando mais áreas para atender. O Viveiro Municipal produziu 40 mil árvores, com 6 mil plantadas no município e mais 15 mil entregues”, informou Denise Kusminski.

O evento contou com a presença do gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Jacovassi, gerente comercial da Sanepar, Evelise Bertão Pinheiro Kluk, vereadora Gertrudes Bernardy, chefe do Núcleo da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Vitória Holzmann, e do representante do Instituto Água e Terra (IAT), Ademar Soares.

A vereadora Gertrudes Bernardy citou a importância do engajamento das futuras gerações na preservação ambiental. “Os alunos do Colégio Cívico Militar Antônio Dinis Pereira e os agentes de cidadania do Centro da Juventude, por exemplo, integram as futuras gerações e compreendem a importância da preservação dos recursos naturais”, ressaltou a vereadora.

Um número significativo de produtores foi beneficiado financeiramente pela manutenção adequada das áreas de preservação permanente ao redor das nascentes. Em 2022, 34 proprietários foram contemplados, seguidos por 27 proprietários em 2023 e 32 proprietários em 2024 – totalizando um investimento de R$ 152.099,79. A iniciativa incentiva práticas sustentáveis e promove a conservação dos recursos hídricos na região. Durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente os produtores receberam o certificado da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Veja Também