Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

TCE

Saúde de Ivaiporã é bem avaliada pelo Tribunal de Contas do Estado

Sexta-feira, 07 de junho de 2024

Última Modificação: 07/06/2024 14:37:47 | Visualizada 342 vezes

Guilherme Faraj explicou que o TCE segue um plano anual de fiscalização, que é aplicado aos 399 municípios do Estado


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã foi auditada pelo técnico de controle externo e pela controladora interna do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Guilherme Hansen Faraj e Viviane de Medeiros Pires. O objetivo foi avaliar os atendimentos e serviços de saúde oferecidos pelo município e a gestão da Atenção Básica, visando aprimorar a taxa de resolutividade e a referência para a atenção especializada.

Guilherme Faraj explicou que o TCE segue um plano anual de fiscalização, que é aplicado aos 399 municípios do Estado, e não apenas a Ivaiporã. Durante a auditoria, Guilherme Faraj e Viviane Pires visitaram as Unidades Básicas de Saúde Nova Porã e Jacutinga, e o Centro de Saúde Dr. Carlos Henrique Hawthorne. Os auditores analisaram a classificação de risco das famílias, a estratificação de risco e os encaminhamentos realizados. Também questionaram sobre reuniões internas das equipes, discussões de casos específicos, horários de funcionamento das UBS, realização de pequenos procedimentos pelos médicos, consultas de enfermagem – como puericultura e pré-natal –, disponibilidade de vacinas e os horários de aplicação nas UBS.

“As equipes de Ivaiporã são exemplos para outros municípios, porque mantêm boas práticas e estão muito bem organizadas”, observou o auditor Guilherme Faraj. “O objetivo não é identificar irregularidades, apontar erros ou aplicar multas, e sim basear-se em boas práticas de outros municípios, nas políticas nacionais e estaduais, visando aprimorar os processos de trabalho em saúde e fazer recomendações para o aprimoramento dos serviços de saúde”, esclareceu Guilherme Faraj.

 

Aprimoramento

O TCE é muito atuante. Neste aspecto, as auditorias e recomendações têm sido fundamentais para implementar boas práticas. Essa colaboração tem gerado resultados positivos, como o aprimoramento dos serviços de saúde e educação, infraestrutura, por exemplo.

“E, graças à atuação de vocês, vários municípios melhoraram significativamente em diversos setores com as orientações que vocês prestam. É uma política relativamente nova do TCE. Antes, focávamos apenas na conformidade, verificando a regularidade e aplicando multas, o que gerava certo receio por parte dos municípios”, acrescentou Guilherme Faraj.

Cristiane Pantaleão, secretária municipal de Saúde de Ivaiporã, comentou sobre a auditoria. “Entendo que é uma oportunidade para identificarmos pontos de aprimoramento no atendimento à população e reconhecer o empenho da equipe nos pontos positivos. O prefeito Carlos Gil nos proporciona autonomia para trabalhar, o que é extremamente motivador. Na Secretaria de Saúde, eu e Janaína Barbosa apenas direcionamos as ações. Mas todo o monitoramento é realizado por uma equipe de coordenação que apoia diariamente as equipes de Saúde. Em outras palavras, o diferencial da saúde em Ivaiporã é o trabalho técnico, participativo e planejado de maneira ascendente”, garantiu Cristiane Pantaleão.

A controladora interna da Prefeitura de Ivaiporã, Vânia Almeida, reforçou a importância da visita do TCE. “As recomendações feitas pela equipe de auditoria são sempre valiosas para melhorarmos os serviços de saúde”, disse Vânia Almeida, que recebeu a visita dos auditores na quinta-feira, dia 6 de junho.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também